HOME | INSCRIÇÕES | REGULAMENTOS | FÓRUM | SUPORTE | LOGIN
Kart Indoor Amador - DF   

Fotos

Pilotos

Campeonatos


Lista de Regulamentos por Campeonato
Campeonatos

01   Campeonato KIA BsB 2008
02   Campeonato KIA BsB 2010
03   Campeonato KIA BsB 2011 - 1ª Fase
04   Campeonato KIA BsB 2011 - 2ª Fase

Regulamento - Campeonato KIA BsB 2008  

REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE KART KIA-BsB 2008

ARTIGO 1º - Campeonato - O campeonato será disputado em 11 etapas, de fevereiro a dezembro, conforme o calendário que consta no artigo 4º. Cada etapa estará sujeita às regras do circuito onde for disputada. Haverá uma única categoria, e a princípio não haverá a utilização de lastros, mas o assunto poderá ser reavaliado pelos próprios participantes durante o ano.

ARTIGO 2º - Número de participantes - Serão aceitas até 20 inscrições, e não haverá numero mínimo de pilotos para a realização de uma etapa.

ARTIGO 3º - Inscrições - As inscrições poderão ser feitas a qualquer momento durante a temporada, enquanto não for atingido o limite de 20 inscritos. A taxa será de R$ 15,00 para todos os inscritos, e o valor arrecadado será usado integralmente na aquisição das premiações que serão distribuídas ao final do campeonato.

ARTIGO 4º - Etapas - As etapas serão realizadas, a princípio, aos domingos, a partir das 15h30, podendo ser adiadas e remarcadas se houver necessidade, mediante consulta prévia aos participantes do campeonato, valendo a decisão da maioria dos que se manifestarem quando da consulta. Cada participante será responsável por pagar a sua corrida. Na semana que preceder cada etapa será feita uma avaliação do qüórum, e havendo número suficiente de confirmações que permitam pleitear descontos, um dos participantes irá procurar os responsáveis pelo circuito para negociar o valor da bateria.

Etapas:

24/02 - Carrera Kart
15/03 - FreeKart
13/04 - Ferrari Kart
11/05 - FreeKart
08/06 - Carrera Kart
06/07 - FreeKart
10/08 - Ferrari Kart
14/09 - FreeKart
12/10 - Carrera Kart
09/11 - FreeKart
07/12 - Ferrari Kart

ARTIGO 5º - Equipamentos - O participante que possuir a camiseta do grupo KIA-BsB deverá utilizá-la em todas as etapas, sob pena de punição com a retirada de 1 ponto por etapa, punição esta que poderá ser cancelada por decisão da maioria dos demais participantes presentes na respectiva etapa, após ouvidas as justificativas de cada apenado. O participante que não possuir a camiseta deverá providenciá-la até a etapa seguinte à de sua primeira prova. É obrigatório o uso de capacete de proteção, e são opcionais o uso de balaclava, macacão e luvas. Estes equipamentos podem ser trazidos pelos próprios participantes ou alugados nos locais das provas (quando o capacete for alugado, o uso da balaclava é obrigatório).

ARTIGO 6º - Karts - Serão fornecidos pelo circuito, sendo sorteados na presença de todos os pilotos antes de cada prova.

ARTIGO 7º - Formação do Grid de Largada - Apenas na primeira etapa da temporada será realizada tomada de tempo, que obedecerá as regras do local onde a prova for realizada. Nas demais etapas o grid será formado seguindo a ordem inversa da classificação do campeonato, dada conforme os artigos 10º e 11º. Os pilotos que ainda não constarem da classificação largarão na frente. Caso haja mais de um piloto sem classificação em uma mesma prova, eles serão alinhados por ordem decrescente de peso, e os que se igualarem nesse critério serão alinhados por sorteio. Caso haja, em uma etapa, mais pilotos do que o número de karts disponíveis para a corrida, será considerada a ordem de chegada para definir quem correrá. Os que ficarem de fora da etapa receberão o ponto por comparecimento.

ARTIGO 8º - Largada - As largadas serão, sempre que não houver restrição imposta pelo local de realização da prova, feitas no estilo Indianápolis, com os karts em movimento. Após a liberação dos karts, os mesmos deverão, durante ou ao término das voltas de aquecimento, se posicionar conforme o grid da etapa. Quando autorizado, os karts partirão para mais uma volta, na qual os pilotos ficam proibidos de realizar ultrapassagens e devem seguir em fila indiana. O pole-position é responsável pelo andar do comboio, devendo manter um ritmo mais lento até entrar na última reta. A fila indiana deve permanecer até que cruzem a linha de chegada, a partir daí as ultrapassagens estarão liberadas. O piloto que realizar ultrapassagem antes do permitido será penalizado com a perda de 30 segundos por ultrapassagem, servindo como prova a verificação por meio do extrato eletrônico da prova, que indicará as posições no momento da passagem na largada lançada. Os pilotos que descumprirem, de algum modo, o procedimento de largada, seja acelerando demais de forma a abrir distância maior que 5m do piloto que vem atrás, seja indo devagar demais de modo a prejudicar os pilotos que vêm atrás ao criar um espaço superior a 5m em relação ao bloco de pilotos que vai à frente, será punido com a perda de 3 pontos na etapa, não havendo, para todos os efeitos, pontuação negativa em uma etapa (ou seja, se um piloto tiver feito 2 pontos e for punido, ficará com 0, não com -1).

ARTIGO 9º - Pontuação por Etapa - A pontuação de cada etapa será a seguinte:

1º- 14 pontos
2º- 11 pontos
3º- 9 pontos
4º- 7 pontos
5º- 6 pontos
6º- 5 pontos
7º- 4 pontos
8º- 3 pontos
9º- 2 pontos
do 10º em diante- 1 ponto

Melhor Volta - 1 ponto
Apenas a presença - 1 ponto.

ARTIGO 10º - Pontuação do Campeonato - Na soma final do campeonato, das 8 primeiras etapas serão descartados os dois piores resultados de cada piloto, podendo ser descartada apenas uma ausência, o segundo descarte obrigatoriamente deverá ser de uma etapa da qual o piloto participou. Nas 3 etapas finais não haverá descarte.

ARTIGO 11º - Classificação do Campeonato - Para definir a classificação parcial e final dos pilotos, serão seguidos os seguintes critérios, visando evitar a ocorrência de empates:
a. Maior número de pontos (levando-se em conta 1 descarte após realizada a 3ª etapa e 2 descartes após realizada a 6ª etapa);
b. Maior número de vitórias;
c. Maior peso, com tolerância de 2 kg;
d. Maior número de presenças, levando-se em conta os descartes ocorridos;
e. Maior número de melhores voltas em corridas;
f. Maior número de pontos sem considerar os descartes;
g. Obtenção do melhor resultado primeiro;

ARTIGO 12º - Premiação - A premiação será entregue após a última etapa do campeonato. Serão premiados os 10 primeiros colocados, da seguinte forma:
1º ao 3º lugar - troféu personalizado
4º ao 10º lugar - medalhas.




© COPYRIGHT 2007 PRIMEKART - All rights reserved