HOME | INSCRIÇÕES | REGULAMENTOS | FÓRUM | SUPORTE | LOGIN
Campeonato Piloukos - DF   

Fotos

Pilotos

Campeonatos


Lista de Notícias
Notícias

27/Out 13:08
ESTÁ CHEGANDO A HORA!!! DÉCIMA ETAPA!!!


26/Out 19:52
CONFIRA COMO FICA O TEMPO NESSA QUARTA!


26/Out 19:05
CHUVA TROUXE MIGUEL DE VOLTA A 10ª ETAPA


25/Out 20:36
ITAMAR CONTINUA A SER DÚVIDA!!!


25/Out 20:08
"VOU COM TUDO"!!! AVISA FERNANDO!!!


24/Out 17:33
CHUVA ADIA 10ª ETAPA PARA QUARTA FEIRA!


23/Out 13:25
INPE PREVÊ 4mm DE CHUVA PARA DOMINGO!


23/Out 13:03
POUCAS HORAS NOS SEPARAM DO GP LAGO SUL!


23/Out 11:46
HIGOR CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NA 10ª ETAPA


22/Out 20:06
CPPK APROVA ESTRÉIA DE TRÊS NOVATOS!!!


21/Out 23:08
KEN PONTES PARTICIPA DO FESTIVAL AMIKA!


21/Out 01:19
VAMOS TENTAR OUTRA VITÓRIA - DISSE DUDU!


20/Out 12:54
VOU TORCER MUITO PELA CHUVA-DISSE MIGUEL


19/Out 19:02
NÃO ALIVIAREI PARA NINGUÉM-AVISA J.NETO!


19/Out 00:14
TOP-06 É A META! AFIRMA KEN PONTES!!!


18/Out 12:14
APÓS CONQUISTA INTERAGÊNCIA ITA É DUVIDA


17/Out 21:04
NA LUTA PELO TÍTULO MARCIO DESCARTA LUIZ


12/Out 19:37
P'SENNA ESTRÉIA E VENCE NA F1BC T-JUNIOR


08/Out 22:06
É DE MORRER DE RIR!!!


05/Out 23:28
FRATURA NA COSTELA AINDA INCOMODA!!!

< anterior      |    próxima >
De outro planeta
Autor: P'Senna 14/Ago 17:58


"A impressão que se tem é que Hamilton faz tudo com muita facilidade. Claro que não é bem assim. O certo seria dizer naturalidade".
Escrever sobre Lewis Hamilton, neste momento, é uma alegria. Tem muito a ser dito sobre este rapaz que parece ter caído no estranho, fechado e complexo mundo da F-1 como um ser de outro planeta. Ele é simples, dá atenção a todo mundo, sorri, traz no rosto os traços da humildade. Mas onde fica, no caso de Hamilton, a pressão que tanto afeta as pessoas que vivem nesse meio? Vou ficar com as palavras do senhor Anthony, pai dele, falando da parte que ele mesmo considera mais interessante no filho: ?ele não sente pressão porque está aqui para correr, não para ter sempre uma grande atuação, não para defender o emprego de piloto, mas para fazer o que gosta. Ele ama correr, se a gente pudesse ver a expressão do Lewis quando está correndo, se veria sempre um sorriso de satisfação?.

Bom, então ele é um tipo de anti-piloto da atual F-1. O normal é o sujeito viver tenso, constantemente sob pressão, dentro e fora das corridas, algo que já fez muita gente boa cair fora por não suportar a situação. Hamilton parece ser diferente. É cedo para afirmar, mas, por enquanto, ele leva tudo numa boa. Ainda hoje, líder do campeonato e, portanto, adversário a ser batido por todos, ele troca amabilidades com Felipe Massa a caminho do pódio e mostra surpresa quando lhe contam que Alonso botou a boca no mundo nos jornais espanhóis. O mundo da F-1 ainda o surpreende. Embora o contrário seja ainda mais verdadeiro.

A impressão que se tem é que Hamilton faz tudo com muita facilidade. Claro que não é bem assim. O correto seria dizer naturalidade. Preparado nas pistas de kart desde os nove anos de idade, adotado pela McLaren aos 11, Lewis ganhou os campeonatos de F-Renault, F-3 e o da GP2 graças ao enorme talento, a dedicação e também às milhares de horas passadas diante de um vídeo game e, mais recentemente, um simulador de pistas. Mas ele não é o primeiro a fazer isso. Jacques Villeneuve se preparou assim em 96 antes de entrar na F-1 e deu certo. Foi até campeão. E estava longe de ser um gênio, como se viu depois.

Recebi e-mail do leitor Mário Albano Junior querendo saber que simulador é este capaz de criar num estreante condições para que ele venha a mudar os paradigmas da F-1. Ser estreante já não é desculpa para nada. Eu nunca vi o simulador da McLaren e imagino que nem esteja à disposição de qualquer um que queira conhecê-lo. Mas garanto que o efeito não seria o mesmo em um sujeito sem o mesmo talento. É claro também que Hamilton não estaria fazendo tudo isso se não tivesse nas mãos um grande carro. Schumacher, Senna, Piquet e Alonso estrearam na F-1 em equipes pequenas. Ele já pegou uma McLaren em ótima fase. Mas não vamos esquecer também que é o mesmo carro de Alonso, um bicampeão mundial que derrotou Schumacher dois anos seguidos, e hoje anda perdendo a calma na disputa com o companheiro estreante. Hoje fica até engraçado lembrar o quanto Alonso lutou para que a McLaren escolhesse o espanhol Pedro de la Rosa como segundo piloto. Não era só patriotismo.

Quanta coisa curiosa envolve o surgimento de um ídolo assim. Por exemplo, fiquei sabendo pelo pai de Hamilton que foi através de um brinquedo que ele percebeu a habilidade de Lewis ao dirigir um carro de controle remoto aos quatro anos de idade. E foi numa viagem em família pela Espanha, aos seis anos, que ele entrou pela primeira vez em um kart. O Alonso deve estar odiando os kartódromos espanhóis.

Reginaldo Leme


 


© COPYRIGHT 2007 PRIMEKART - All rights reserved